Conceito de Idade Média

Play Free Games On RosiMosi
  • Social Studies

  • High School

  • 9th grade

  • History

  • Portuguese

Author's Instructions

O conceito de “Idade Média” não era contemporâneo ao homem do medievo (i.e. o homem medieval não se via como “medieval”), mas uma criação de períodos históricos posteriores. Com isso seus idealizadores objetivavam estabelecer um contraponto entre a dita “Idade Média” e sua própria época. Sendo assim podemos dizer que (1,0):

 

  1. a) O conceito de “Idade Média” surge com os pensadores iluministas – como Rousseau – na tentativa de exaltar as qualidades da “Era Moderna” do século XVIII, opostas a suposta “barbárie” do medievo e da Antiguidade.
  2. b) A “Idade Média” surge no Renascimento como uma forma de periodização didática da história do ocidente cristão, por parte dos pensadores humanistas do século XVI (como Rabelais, por exemplo).
  3. c) Fruto das inovações propostas pela Escola dos Annales, o conceito de “Idade Média” nasce como uma continuação da Antiguidade greco-romana (especialmente do período do Baixo Império Romano) e que se estenderia até o século XVI, naquilo que Jacques LeGoff viria a chamar de “a Longa Idade Média.
  4. d) Pensadores renascentistas criam o conceito de “Idade Média” como algo pejorativo; insinuando uma suposta interrupção do “progresso” humano greco-latino, retomado apenas no século XVI
  5. e) Uma elaboração característica do positivismo do século XIX, na tentativa de uma classificação simplificadora do período entre o final da Antiguidade e o Renascimento.